cabeamento estruturado

13 de maio de 2015

Dá-se o nome de cabeamento estruturado ao sistema de cabos, conectores, condutas e dispositivos que permitem estabelecer uma infra-estrutura de telecomunicações num edifício. A instalação e as características do sistema devem cumprir com certos padrões (normas) para fazer parte da condição de cabeamento estruturado.
Deste modo, o apego do cabeamento estruturado a um padrão permite que este tipo de sistemas ofereça flexibilidade de instalação e independência de fornecedores e protocolos para além de oferecer uma ampla capacidade de crescimento e de ser fácil de gerir.
A colocação de cabeamentos estruturados costuma desenvolver-se com cabo de cobre de par torcido (para redes de tipo IEEE 802.3), embora também se possa usar cabo de fibra óptica ou cabo coaxial.
O cabeamento estruturado permite transportar, dentro de um edifício ou de um recinto, os sinais emitidos por um emissor até ao respectivo receptor. Trata-se, portanto, de uma rede física que pode combinar cabos UTP, blocos de conexão e adaptadores, entre outros elementos.
http://conceito.de/cabeamento-estruturado